Como decorre uma consulta?
A consulta desenvolve em 4 fases :
Uma anamnese:
O paciente vai explicar quais são as suas queixas e o osteopata vai fazer perguntas para compreender o motivo da consulta.
Ele vai também fazer a história clínica do paciente.
É importante que o paciente disponibilize os exames médicos (radiografias, tomografias, ressonâncias magnéticas, ecografias, análises clínicas…)
Uma fase de exame físico :
Nesta fase, o osteopata vai fazer uma profunda avaliação das estruturas do corpo do paciente, realizando testes específicos. Ele vai investigar todo o corpo, da cabeça aos pés. O osteopata vai identificar as indicações e as contraindicações da terapia.
- Tem contra-indicações a Osteopatia: vai ser reencaminhado para o seu médico, ou outra terapia mais adequada à sua situação clínica, com um relatório clínico. Neste caso, não irá avançar para a fase de tratamento. É apenas uma avaliação. A osteopatia tem limites, trabalhamos em conjunto com vários profissionais, a fim de melhorar a sua situação clínica.
- Não tem contra-indicações: vamos realizar um diagnóstico osteopático.
Para proceder ao exame clínico, será preciso estar de roupa interior.
Uma fase de tratamento:
O tratamento osteopático tem como objetivo encontrar a origem dos problemas que afetam o paciente, visando a eliminação da dor. Ele vai utilizar técnicas não agressivas e que são bem toleradas. Utiliza técnicas estruturais, miofascial, ligamentares, visceral, craniana.
A osteopatia, não provoca dores insuportáveis, poderá haver uns pontos mais sensíveis mas trabalha sempre no respeito da dor do paciente. Ele adota a técnica mais adequada e mais confortável para o paciente.
Uma fase de conselhos:
No fim da consulta, o osteopata poderá dar ao paciente alguns conselhos sobre a sua postura, sobre a alimentação, estilo de vida, exercícios para fazer em casa..
Uma consulta demora entre 45 minutos e 1 hora.
O número de consultas vai depender do motivo, mas, em geral, será uma ou duas consultas.